Menino do Sertão - João Batista Pontes (14x21 / 264 páginas)

"Menino do Sertão" é um romance de memória, semificcional, no qual o personagem principal, Jones (nome fictício), tem suas memórias resgatadas desde a infância, vivida numa pequena cidade do interior do Estado do Ceará, por um narrador onisciente. Para conferir uma maior liberdade à narrativa de fatos e permitir a preservação da identidade de algumas pessoas, alguns nomes figuram no livro de forma fictícia.

A obra retoma a temática regional de forma singular - o sertão, o Nordeste, a vida dura, as questões sociais adversas, o processo migratório, as questões políticas históricas do Brasil. Ademais, relata a trajetória de Jones por outras regiões do País - Centro Oeste, Sul e Norte -, com base na vivência desse personagem e, nesse aspecto, serve de exemplo às novas gerações.

"Menino do Sertão" reporta-se a fatos e acontecimentos extremamente ricos ocorridos em variadas regiões do país, graças à experiência pessoal de Jones. Os episódios que ocorrem no Ceará, Brasília, Goiás, Amazônia e no Paraná despertam a curiosidade, por serem muito relevantes e narrados de forma leve, por vezes até divertida.

Os dados históricos são de particular relevância, pois o autor optou por dar riqueza de detalhes, sem ser enfadonho. E quando parece que uma digressão é exagerada e dispersa-se da linha central do enredo, retorna ele a tempo de reinserir Jones dentro do contexto. É o caso das reflexões sobre Canudos, da análise dos governos militares e do pensamento do autor sobre o suposto preconceito sulista contra nordestinos.

R$39,90
Please select variants first