Um Prelúdio Para Ilse - Francisco Antonio Cavalcanti (14x21 / 320 páginas)

Os fatos aqui relatados têm lugar na Alemanha dos anos 40 e 50 do século passado e, nos anos 80 e 90, na Argentina e Brasil.

Trata-se do amor entre um jovem judeu-polonês, cujo pai é proprietário de uma relojoaria, e uma jovem de origem nobre, filha de um empresário industrial. Ambos são estudantes de música no Conservatório de Dresden.

A narrativa se inicia em 1984, quando Erna, uma jovem de origem judaica que reside em Buenos Aires em companhia do avô, sobrevivente de um campo de concentração durante a guerra, perde um relógio de pulso, que pertenceu a sua avó. Esta joia é achada por Rodolfo, um jovem brasileiro que se encontra naquela cidade a propósito de um campeonato de xadrez e vê o relógio cair quando a moça, com quem havia trocado um profundo olhar, sobe a escada de um ônibus. Essa perda será o leitimotiv para os vários flashbacks, em que o avô de Erna, Matthias, volta ao passado para falar de seu romance com Ilse, imerso na terrível circunstância do Holocausto com toda a destruição e sofrimento causados pelo nazismo.

As linhas tênues entre passado e presente são quebradas, trazendo as inúmeras possibilidades da escrita numa narrativa envolvente que, circunstanciada pela paisagem, revela a grande sensibilidade artística do autor, o que lembra o conceito horaciano que relaciona a escrita com a pintura.

O livro se agiganta com todas essas características, mas, principalmente, como narrativa brilhante e surpreendente, que arrebata e emociona o leitor.

R$39,90
Please select variants first